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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54056
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Título: | Alfabetização e letramento na BNCC: problemas conceituais, lacunas e inadequações no que é prescrito para os dois anos iniciais do ensino fundamental |
Autor(es): | MORAIS, Artur Gomes de |
Palavras-chave: | alfabetização e letramento; currículo; metodologias de alfabetização; BNCC |
Data do documento: | Set-2020 |
Citação: | MORAIS, Artur Gomes de. Alfabetização e letramento na BNCC: problemas conceituais, lacunas e inadequações no que é prescrito para os dois anos iniciais do ensino fundamental. Debates em Educação, Maceió, n. 12, p. 01-16, set. 2020. ISSN 2175-6600. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9955. Acesso em: 01 de setembro de 2022. |
Abstract: | Através de uma análise temática de conteúdo, examinamos o que a BNCC prescreve para o ensino do sistema de escrita alfabética (SEA) e da leitura e produção de textos nos dois primeiros anos do ensino fundamental. Constatamos que a “Base” adota uma visão associacionista de aprendizagem do SEA, sugere uma progressão pouco clara do ensino das correspondências entre grafemas e fonemas e não discute as relações entre alfabetização e letramento. Além de priorizar a leitura e a produção de textos “curtos”, não explicita o ensino de diferentes estratégias de compreensão leitora antes do terceiro ano do ensino fundamental. Concluímos que a BNCC deve ser substituída por um novo documento, que não induza a erros e retrocessos. |
Descrição: | Documento não inclui notas de rodapé. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54056 |
Aparece nas coleções: | Artigo - Ciências Humanas |
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MORAIS. Alfabetização e letramento na BNCC. p. 01-16.pdf Acesso restrito | 181,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
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